O peso certo...

terça-feira, 21 de setembro de 2010
Este fim de semana disseram-me que estou mais magra. Ultimamente encontro muita gente que me diz isso e não são só pessoas da minha família. Pessoalmente, acho estranho porque não noto diferença nenhuma no meu corpo.

Quando era pequena passava a maior parte do tempo em casa dos meus avós maternos e por alguma razão a minha avó acha que as pessoas só estão "boas" (boa aparência e saúde) quando são gordinhas. Por isso enchia-me o prato duas e três vezes a cada refeição e eu não tinha outra escolha senão comer, senão havia logo berreiro e eu não estava para isso porque perdia sempre as discussões. Esses anos todos a comer exageradamente fizeram o meu estômago alargar mais do que era suposto e fiquei com um apetite que dava para duas pessoas. Uma vez um médico explicou-me que o estômago é como um balão - vai aumentando de tamanho quando enchemos e mesmo que depois se esvazie, nunca volta ao tamanho inicial.
Habituei-me a comer muito. Muito mesmo, ao ponto de ficar com a barriga inchada. Se fosse uma comida que eu gostasse muito, continuava a comer mesmo depois de me sentir saciada só porque me estava a saber bem.
Eu nunca fui obesa, mas sempre tive uns quilinhos e umas gordurinhas a mais. Antes, isso não me aquecia nem arrefecia, mas agora preocupo-me mais com a minha aparência e andei uns tempos a fazer um esforço para cortar na quantidade de comida a cada refeição, mas nunca deixei de comer aquelas coisas que as pessoas dizem que fazem engordar. Se me apetecer um gelado, um chocolate, umas bolachas, umas gomas ou um refrigerante com imenso gás não tenho problema nenhum em comer/beber.
As minhas avós estavam habituadas a ver-me comer como se não houvesse amanhã e agora estranham o facto de eu comer menos e dizem que é por ter medo de engordar. Por mais que eu diga que não como mais porque já estou saciada e não me apetece mais, elas continuam a insistir que eu estou a deixar de comer (como se isso fosse possível. Logo eu...). Não conseguem entender que a quantidade de comida por refeição foi mesmo a única coisa que mudei nos meus hábitos - continuo demasiado preguiçosa para fazer outro tipo exercício físico que não seja levantar e sentar no sofá e mudar os canais da televisão. Além disso, também não são capazes de acreditar que eu bebo água porque é a minha bebida preferida e não porque não tem açúcar.
Sim, é verdade que ando a comer menos a cada refeição, mas em compensação como mais vezes ao dia.
Por isso acho estranho quando me dizem que estou mais magra porque não faço rigorosamente nada para isso. Ainda por cima nas férias, que é quando eu faço menos em todo o ano... Passo os dias em casa a ver tv ou sentada em frente ao pc, a comer porcarias a toda a hora. Será que a solução para se emagrecer é só desejar que isso aconteça? Mente sã em corpo são...

1 comentários:

  1. Soeiro disse...:

    Olha a mim dizem-me o mesmo e eu penso exactamente como tu. Como posso estar mais magra se passei o verão todo sem fazer nada??? Devem estar a alucinar com o calor...

Enviar um comentário