Faculdade

quinta-feira, 9 de setembro de 2010
No dia 13 vou ficar a saber se entrei ou não na faculdade. Tenho tentado não pensar nisto, mas não posso negar que se está a aproximar a passos largos.
Sinceramente, não sei se estou preparada... Entrar na faculdade significa crescer. Significa responsabilidade acrescida, abdicar de tempo para mim, preocupações, stress, estudo, exames. Significa que vou ter menos tempo livre para manter a minha sanidade mental a fazer coisas que me relaxam. Significa menos tempo para ir até Chaves.
Não sei se estou preparada para enfrentar isso. Quer dizer, sei que não estou. Mas é algo por que vou ter de passar e tenho receio de falhar redondamente precisamente por não estar preparada.

Não quero crescer. Será pedir muito?

1 comentários:

  1. Rαchel™ disse...:

    Olá!
    Não, não é pedir muito. Mas é pouco provável que não cresças...
    Também já tive essas dúvidas e já as superei. A minha licenciatura já passou. Mas lembro-me do primeiro dia que entrei naquela faculdade, do medo que tive e de ir acompanhada pela minha mãe porque não me sentia à vontade naquele espaço. Mas esse medo e esse receio passaram.
    Logo nesse dia, conheci pessoas com quem falo até agora. E mesmo nas praxes (podes não querer ir, a escolhe é tua e só tua) conheci pessoas fantásticas, tão ou mais assustadas do que eu. As praxes do meu curso não foram nada de especial no meu ano (LLC - Faculdade de Letras, Lisboa) nem no ano seguinte, mas este ano sim. Depende de quem "mande". Mas é um excelente meio para conheceres pessoas que partilham os teus medos e com quem tens em comum mais do que imaginas. Quem sabe se não encontras alguém da tua terra?? Ou de Chaves??
    Vais ver que vais gostar. Vais custar ao princípio, mas vais gostar de lá estar. Como me disseram a mim, aproveita o teu ano de caloira, porque ele passa demasiado rápido. Quando deres por ti, estarás a acabar a licenciatura e vais olhar para este post e pensar que os medos que tinhas eram desnecessários, porque acabaste por adorar aquele tempo.
    Haverá stresses, testes e complicações, qualquer escola tem isso. Pensa no secundário e vais ver que houve isso pelo menos uma vez. Na faculdade é a mesma coisa. Mas as pessoas são mais velhas (dos 17 aos 50 +/-). Vais encontrar professores muito queridos e acessíveis e outros a quem só apetece esganar. Não te preocupes, acontece a todos! xD
    Vais sentir saudades dos teus amigos e do teu namorado. Mas vais gostar do tempo de faculdade.
    Se precisares de apoio de alguém que já passou pela experiência, diz-me qualquer coisa ;)

    P. S. - Vou confessar-te uma coisa: dia 30 começo o mestrado e estou apavorada!! Vou ter professores que aparecem todos os dias na TV (vou para Jornalismo) e isso só me assusta ainda mais, porque não sei se não terão o rei na barriga pela profissão que têm. Mas é algo que vou ter que ultrapassar... E tu tens que fazer o mesmo! Vais gostar da faculdade, acredita. Ao principio vai ser dificil, mas vais gostar :D

    Beijinhos***

Enviar um comentário