Extremely pissed off.

terça-feira, 26 de outubro de 2010
Hoje estou de mau humor. Sim, outra vez. E porquê? Porque ontem o senhor Alexandre resolveu pôr-se a falar da praxe lá em Chaves, que é uma coisa fantástica e maravilhosa onde cortam o cabelo aos caloiros (fartou-se de gabar esta prática porque é muito engraçada e ele acha muita piada), sabendo que eu sou contra isso e nem sequer gosto de ouvir a palavra "praxe" porque me sobe logo a mostarda ao nariz. Eram 2h e tal da manhã, eu estava cansada por ter estado a estudar a tarde toda e um bocado depois do jantar (cerca de 1h30 que rendeu mais do que a tarde inteira) e ele vem falar desta merda.
Passei-me dos carretos e só não comecei aos berros para  o telemóvel porque os meus pais estavam a dormir e não os queria acordar. Mas, sinceramente, tudo o que me apetecia fazer era desligar-lhe o telefone na cara. Mesmo depois de lhe dizer que não queria saber, não queria ouvir e que queria mudar de tema, ele não se calou enquanto não me contou tudo extremamente orgulhoso daquela merda. Fiquei cheia de nervos e acabei por não dormir nada de jeito o resto da noite!
Toda a gente que me conhece sabe que não suporto a praxe e digo-o com orgulho para todos os que quiserem ouvir. Não suporto quem praxa porque acho que são todos uma cambada de gente sem vida que mete pena por necessitar de humilhar os outros para se sentirem bem com eles próprios. Não gosto de quem é praxado porque acho que é gente masoquista e pouco inteligente, que gosta de perder tempo com inutilidades, além de que devem gostar de ser tratados abaixo de cão, coisa que eu não consigo entender por mais que me esforce.
Depois vêm-me dizer "Ah, a praxe é para integrar os alunos do primeiro ano, para conhecer pessoas novas e fazer amigos e tal". Tretas! Eu nunca pensei sequer em pôr um pé na praxe e ao fim de alguns dias já conhecia muita gente na faculdade. Uma semana ou duas depois das aulas terem começado já tinha um grupo de amigos. Considerando que eu sou uma pessoa extremamente anti-social, tímida e introvertida, isto é um grande feito. E o mais engraçado é que nem sequer tive de me esforçar muito. Por isso não me venham dizer que a praxe é essencial para a integração na faculdade porque estão a fazer de mim estúpida e eu não admito isso.
Gostava de poder dizer que respeito quem tem opinião contraria à minha, mas a realidade é que é um pouco difícil dizer isso sem mentir. Não tenho problemas nenhuns em dar-me com gente que apoia a praxe e tal, mas não consigo deixar de me sentir irritada e extremamente revoltada com essas práticas.
E todas aquelas regras sobre não poder usar o traje se não se for praxado ou whatever, isso ainda me irrita mais. Falam da merda do traje como se fosse uma coisa sagrada ou essencial para acabar a porcaria do curso! E ainda por cima, quem anda trajado acha que é superior aos outros e que tem prioridade em tudo. Tudo isto põe-me os nervos em franja! Só me apetecia pegar na merda dos trajes e queimá-los todos!
Que porra, não me interessa se as pessoas andam na faculdade há um, dois, dez ou vinte anos. São alunos como eu e ponto! Recuso-me a tratar essas pessoas por "doutor" ou "venerável ancião" porque não são doutores de nada. São tão alunos como eu, têm os mesmos direitos e os mesmos deveres!
Algum dia eu admitia que me tratassem por "besta" ou "bicho"? Não compreendo como é que alguém pode gostar de ser insultado, nem como é que acham piada a estar ali parados de cabeça baixa a ouvir gritos e má educação. Ultrapassa-me por completo como é que alguém consegue ficar entusiasmado porque "vou ser praxada! Que fixe!" (ninguém me contou, isto ouvi eu com os meus próprios ouvidos no dia das matrículas!). WTF??

Eu sei que sou capaz de receber alguns comentários aqui, como já aconteceu anteriormente, a dizer-me que estou errada, que a praxe é muito bonita e que sou maluca por não gostar. Tudo bem. Felizmente, estamos num país livre onde podemos expressar a nossa opinião. Esta é a minha. Deal with it.
Desde pequena que sou contra a praxe. Disseram-me que ia mudar quando entrasse na faculdade mas Oh! Que surpresa! continuo a ter a mesma mentalidade e continuo a ser orgulhosamente Anti-Praxe!

14 comentários:

  1. Soeiro disse...:

    Aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaah!! E APOSTO que sabias que o primeiro comentário ia ser meu. XD Mas já disse tudo o que tinha a dizer sobre isso. Não gosto de me repetir. Lol

    E sim, chamaram-me animal fedorento, mandaram-me rebolar, cortaram-me o cabelo e gostei!! Devo ser tão idiota! XD

    (Agora que ninguém nos ouve, também acho que a praxe na FLUP é estúpida...lol)

  1. nans. disse...:

    a mentalidade não mudou porque não experimentas-te e vê-se claramente que falas do que não sabes.
    já foste a alguma aula fantasma? já te deste ao trabalho de falar com alguém da comissão de praxe sobre isso? é óbvio que não.
    no inicio do ano, na aula fantasma, os caloiros são avisados que "besta" e outros insultos não são para serem levados a sério porque a praxe não passa de uma simples brincadeira. e no fim do ano, no julgamento, todos os caloiros recebem um pedido de desculpa, caso tenham levado algo a peito.
    sim, a praxe ajuda a integrar, mas não se resume a isso. aposto que tu tens um grupinho de amigos e conheceste pessoal da faculdade ns primeiros dias, mas aposto que se resumem a pessoal da tua turma, no melhor dos casos, do teu curso. bem, na praxe conheces ainda mais pessoas. e sim, tem uma parte chata, mas também tem uma parte divertida e se não consegues ver isso és como aqueles velhos que não conseguem ver que o mundo avançou e que estamos no século vinte. há que ter sentido de humor.
    eu fui anti praxe durante muitos anos, entrei para a faculdade sendo anti praxes e hoje sou, orgulhosamente, uma doutora do terceiro ano, que berra com as bestas dos caloiros, para eles saltarem e fazerem figuras tristes. levei a praxe a sério? os insultos, os berros? não, porque sabia perfeitamente que assim que eu tirasse o fato de caloira seria tratada com respeito, porque o que está alia ser insultado é o espirito de caloira.
    e lamento dizer-te; sou doutora, praxo, uso um traje que pelos estudantes é visto como algo respeitoso e ... tcharam ... tenho vida e não estou frustrada. se tu vês os estudantes que optam por envergar um traje orgulhosamente assim, acho que precisas sériamente de retirar a pala que tens á frente dos olhos.
    que sejas anti praxe, tudo bem, agora não venhas insultar e dizer mal sem nunca teres estado lá, sem nunca teres experimentado.

  1. Moon disse...:

    Joana, por acaso estava mesmo a pensar em ti! xD

    Nans, quanto ao teu comentário só vou referir uma coisa: "porque sabia perfeitamente que assim que eu tirasse o fato de caloira seria tratada com respeito". ??? Porque é que os caloiros não merecem respeito também?? Se tu achas piada àquilo, fantástico, parabéns para ti. O meu sentido de humor deve ser bastante diferente do teu porque eu não acho piada nenhuma a ter o cabelo cortado, a ser insultada do piorío e coisas do género. Eu devo ser mesmo anormal para não achar piada a levar com ovos e farinha nas trombas (quando não são coisas piores), a rebolar no chão para ficar toda badalhoca ou então a ficar com danos físicos graves e irreversíveis, porque, realmente, essas coisas todas têm imenso interesse.

  1. nans. disse...:

    porque o "caloiro" é uma personagem, há o caloiro da praxe e o caloiro da faculdade em si.
    e só tem o cabelo cortado quem deixa, porque a partir do momento em que digas que não queres fazer algo ou que te façam algo os doutores têm o dever de respeitar isso.
    quando eras pequena nunca jogas-te ao jogo da farinha? quando fazias anos nunca levas-te com ovos?
    again, os teus argumentos e insultos perdem toda a credibilidade e respeito a partir do momento em que falas sem nunca teres sequer metido os pés numa praxe. ver e ouvir falar é uma coisa, experimentar por nós mesmos é outra.
    e tenho a dizer que se julgas as pessoas por serem anti praxe ou a favor da praxe estás fodida porque hoje em dia há mais pessoas a favor do que contra.

  1. Maffs disse...:

    ''Não suporto quem praxa porque acho que são todos uma cambada de gente sem vida que mete pena por necessitar de humilhar os outros para se sentirem bem com eles próprios. Não gosto de quem é praxado porque acho que é gente masoquista e pouco inteligente, que gosta de perder tempo com inutilidades, além de que devem gostar de ser tratados abaixo de cão, coisa que eu não consigo entender por mais que me esforce.''

    Gosto de saber q não me suportas e que já me achaste pouco inteligente (ah e btw, na hierarquia de praxe o cão é superiror ao caloiro lool xP)..
    Fora de brincadeiras, tenho a dizer-te q o ano de caloiro é muito melhor que os anos de Doutor(É simplesmente uma saudade enorme). Usar um traje por muito que seja um motivo de orgulho, é um motivo de responsabilidade. Vestir aquilo tem muito peso.
    Se gostei de tudo o que se passou na praxe? Não. Se me marcou para a vida de uma forma positiva? Sim, completamente..
    As regras mudam de casa para casa e da minha n tenho nada a dizer.
    Sumariamente posso dizer que quem entra na praxe entra num jogo. E quem entra num jogo tem regras a respeitar e a cumprir...
    Quem não entra n as cumpre, n as vive e portanto por mais q tenha opinião, n sabe do que fala. Pq por fora ver uma pessoa de 4 ou a empranchar n tem nada a ver com a realidade de dentro.. aliás o que para ti é tratá-los abaixo de cão, para eles é ''pagar'' por alguma coisa q fizeram menos mal, aprender com os erros.. e ngm morre por isso, exercicio gratuito xP

    Não condeno a tua opinião mas tenho pena que tenhas uma opinião tão má e extremista da praxe sem nunca a teres vivido.

    Qt ao traje, é académico e todos os estudantes o podem usar..

    Eu vejo que mais q integração na fac, a praxe cria laços com as pessoas, e além do mais, aprendemos que nem tudo pode ser como nós queremos... assim como na vida, teremos de engolir muitos sapos e seguir em frente..
    O que para mim um insulto, no inicio, era levado com desagrado, no final já me tava a cagar. É aprender a relativizar os problemas e claro, estar lá com o espirito certo. Pq estar lá obrigada e fazer coisas só por fazer, é favor de n voltar.. Essas pessoas como futuros doutores é que farão uma praxe de merda e se vingarão do nos outros daquilo que passaram.. E não eu nca me vingarei, pq tudo o que fiz teve uma razão.. e em tudo o que fiz aprendi algo..

    E pronto, n quero q consideres isto uma critica mas sim um expor de mais um ponto de vista..
    Eu nunca fui sádica, n gosto de sofrer e fui (e sempre serei) caloira da FCUP. E digo isto com o maior orgulho que possa existir.

    Beijinhos*
    btw, ag q tamos pertinho temos de marcar almoços pá, nca tas online! -.-

  1. Soeiro disse...:

    Danos físicos graves e irreversíveis??? Woooooooooooooowwww!! Onde é que viste isso???? XD

  1. Moon disse...:

    Epah, nada como fazer um post polémico para ter muitos comentários. ahahah!! Se fosse sempre assim era mais engraçado.

    Nans, olha que eu não sei se tens razão. Hoje em dia há muita gente contra a praxe. Ainda no outro dia numa aula de inglês falamos disso e metade do pessoal disse que não gostava ou que era contra. Mas se calhar foi coincidência... lol

    Maffs, eu não te suporto, eu odeio-te. xD É claro que essa frase não se aplica a toda a gente, mas há pessoas mesmo tonas, não sei se tens bem a noção. lol Eu conheci ua rapariga que só entrou na fac para poder ir para a praxe. o.O
    E olha que há muitas pessoas (não só caloiros) que são inferiores aos cães. xD Mas enfim, isso é outra conversa.
    Realmente não tenho ido ao msn... Já não tenho grande paciência para aquilo... Mas para a semana eu apareço lá e combinamos qualquer coisa. :D

    Joana, vi várias notícias quando andava à procura de uma imagem para pôr no post (depois acabei por não por nenhuma porque não encontrei nada de jeito). Li não sei onde que até houve um moço que morreu. Mas não sei os pormenores, não li essa notícia com grande atenção...

  1. Soeiro disse...:

    Ya, existem milhares e milhares de caloiros e tu viste meia dúzia de notícias más... Acho que é um valor NADA significativo!! Ah e mais, essas tonas que depois vão a tribunal dizer que foram obrigadas a despirem-se na praxe vão ser sempre uma cromas porque não sabem defender aquilo em que acreditam e são uns paus mandados. Olha agora se me dissessem pra tirar a roupa, achas que eu tirava??
    É como em tudo, há quem saiba jogar e há quem não saiba...

  1. Phoenix disse...:

    praxe sucks
    it's all i'm gonna say
    i completely agree with you :)
    (KiKi)

  1. Moon disse...:

    Joana, claro que há milhares de caloiros e meia dúzia de casos de excessos, mas a realidade é que essa meia dúzia de casos existem e merecem atenção. Nem que tivesse sido só um caso na história, para mim já era significativo. Olha, btw, sabias que hoje há dj set do Slimmy no pherrugem?? Eu não fazia a mínima, a Marta é que me mandou uma msg a perguntar se ia! E eu voute mandar uma a ti também porque não sei quando vaiser isto. xD

    Kiki!!!! Apareceste!!!! Weeeeeeee!! eheheh xD Obrigada por concordares comigo, estava a precisar de algum apoio. lol

  1. Susana disse...:

    Oi Moon, td bem? =)

    Eu não me quero alongar pk acho k toda a gente já falou o essencial...
    Acho muito bem que tenhas a tua opinião e a defendas, e se achas k nós, praxistas, somos um bando de idiotas que gosta de tratar mal os outros para nos sentirmos bem...isso é ctg... A minha opinião diferencia muito da tua, mas não vou discutir isso. =p
    Só comentei pk, como pessoa anti-praxe, não deves saber a história correcta do uso do Traje... e acho que fazias bem em pesquisar sobre isso. Sinceramente, os "insultos" aos praxistas e praxados (como foi o meu caso) passam-me ao lado...mas..queimar os trajes? Se o meu antigo professor de Farmacologia lesse isto...tinha um atake!
    Eu poderia perder o meu tempo a explicar-te, mas como és totalmente anti-praxe, com certeza preferes fazer a tua própria pesquisa, porque assim sabes que será totalmente imparcial.. =) mas a sério, mesmo não gostando, procura o porquê da existência do Traje... e depois reavalia pelo menos essa parte do teu comentário!!

    Um grande beijinho de uma desaparecida mas que não se eskeceu de ti!!

  1. Carla disse...:

    Sem querer alongar-me muito ou meter-me onde não sou chamada, tenho a dizer que já fui praxada e gostei bastante do meu ano de caloiro, onde são todos muito amiguinhos e unidos. O pior é depois (no meu caso específico) quando o verniz começa a estalar porque vestem um traje e traçam uma capa e julgam-se os reis da Prússia por isso. Compreendo a tua opinião, embora não partilhe de alguns pontos.

    P.S. E devo dizer que a "desintegração" daqueles que não fazem parte da praxe é muito rápida também.

  1. Moon disse...:

    Susana: a parte de queimar os trajes era mais um desabafo, não era para ser levada a sério... Eu acho muito bem que as pessoas usem os trajes e tal e no geral não tenho nada contra isso, mas tens que concordar que há gente que acha que só por usar traje é superior aos outros abusa disso... Isto ninguém me contou, eu vi (e vejo muitas vezes) com os meus próprios olhos. Pessoalmente, acho que é um desperdício de dinheiro, mas não tenho problema nenhum com quem usa (desde que não me pisem os calos... lol). Beijinho ***

    Carla, lá está o que eu estava a dizer à Susana. Mas enfim, whatever... Eu vou fechando os olhos para não me chatear muito e tento não passar mais tempo na faculdade do que o estritamente necessário. xD

  1. SuRi disse...:

    Eu percebi que tenha sido um desabafo...mas a sério, peço-te para leres a história do surgimento do traje académico...e talvez depois entendas o porquê de determinados comportamentos que tu não gostas... =) E mais... Ninguém é proibido de usar o traje.. tu mesma podes fazê-lo! E sim, é caro...mas mais uma vez... insisto que vás ler a história da existência do traje.
    E não sei mesmo que tipo de praxe conheces pk não revejo a praxe k tive e que pratikei na tua descrição...mas se não gostas, é a tua opinião e respeito-a!
    Um beijinho!

Enviar um comentário